01 maio 2017

Precisamos falar de Empatia e 13 reasons why


Finalmente concluí 13 Reasons Why

Resolvi pular a parte onde eu iria falar sobre a qualidade da série por um motivo óbvio: Ela é feita pra um público adolescente, então naturalmente teria coisas que eu não iria gostar. Nem quando eu era adolescente eu pensava como um rs

Resolvi falar sobre algo mais importante e que aflige bastante nossa sociedade: A Falta de empatia que por vezes leva a depressão e, em casos mais graves, o suicídio.

A personagem Hannah sofreu por causa disso. Um monte de pessoas ao seu redor a julgando e por vezes, condenando sem sequer ouvir o lado dela na história, ou procurar entender o que ela estava passando.

O fato triste é que existem muitas “Hannah” por aí, e provavelmente você e eu conhecemos uma, e ainda não nos demos conta.

E sabe o porquê? Porque vivemos numa sociedade que se acostumou a não ir mais além do que a aparência. “Se fulano parece estar bem, que ótimo!” Desaprendemos nossa habilidade de nos importarmos uns com os outros. E o resultado disso é desastroso, porque a cada dia aumenta a quantidade de pessoas carentes de atenção, de um gesto de amizade.

Carência essa que se transforma em um vazio tão grande, que sem perceber, a pessoa começa por si mesmo a querer se isolar dos demais, e por consequência a desenvolver um processo depressivo autodestrutivo. 

Ou então, seguem por outro caminho não menos perigoso: abuso de álcool, sexo desregrado, relacionamentos passageiros. Tudo na tentativa vã de preencher um vazio interno que parece nunca ter fim.

E como isso só tem aumentado nos nossos dias, eu não me canso de me perguntar: qual será o futuro de nossa geração e das relações humanas?

Yves Vicente Serrano, 00:10, 01/05/2017

Nenhum comentário: